O Projeto Camdança visa intensificar a circulação da produção em dança em Campinas Região Metropolitana, através de seus aspectos teóricos, metodológicos e cênicos e didáticos. Sao 5 os eixos de trabalho:

    1. Produção executiva e venda de nossos trabalhos;
    2. Fortalecimento da rede de artistas da dança contemporânea de Campinas e Região Metropolitana. Uma das estrategias deste item é o compartilhamento de saberes e metodologias de treino em dança entre os artistas da dança da cidade e região;
  1. 3. Produção artística, como por ex. a realização de encontros e festivais; fomento do debate sobre artes cênicas e dança contemporânea na atualidade;
  1. 4. circulação dos trabalhos dos artistas da cidade e região para outras localidades;
  2. 5. formação de público e difusão das práticas de dança.

O Projeto Camdança surgiu em 2014 e em 2015 se deu o primeiro Festival Camdança, com financiamento do PROAC Festivais. Atualmente compõe a equipe Camdança as bailarinas e pesquisadoras: Daniela Alvares Beskow, Fernanda Noboa, Mariana Jorge, Melina Scialom e Natalia Augusto Silva. O  Camdança se propõe ao trabalho em rede. Também parte de perspectiva da crítica aos regimes de dominação na atualidade: o patriarcado, o racismo, o capitalismo e a heteronormatividade e se propõe a conectar artistas que abordem esses temas em seus trabalhos com dança.

A rede de ações é pensada a partir das diferentes experiências das integrantes da equipe na área da cena, da educação, da produção e da pesquisa.

Atualmente há duas ações sendo produzidas, com lançamento para fevereiro de 2019: a Temporada de Compartilhamento de Metodologias de Treino em Dança e a Mostra Camdança. a Temporada consiste de uma série de treinos oferecidos por artistas da dança da cidade, que se inscreveram no edital lançado pelo Camdança em julho de 2018. Os treinos sintetizam os métodos de trabalho exercidos por essas artistas em sua pesquisa prática e teórica na área e serão oferecidos para suas pares. O intuito é fomentar um espaço onde as/os artistas da dança conheçam os trabalhos uns dos outros, no quesito metodologia de treino/ensaio/pesquisa, através de uma troca didática. A segunda ação que irá ocorrer em fevereiro de 2019 é a primeira Mostra Camdança e contará com apresentação de cenas, debates e lançamento de livros. Nesse sentido o Camdança difunde os pensamentos teóricos de artistas da cidade acerca da dança e das artes cênicas, aproximando público e artistas através não apenas da cena, mas, também de debates e reflexões.

Contato: projetocamdanca@gmail.com

Um pouco sobre a Equipe Camdança

Núcleo fixo

Daniela Alvares Beskow

Bailarina, investigadora do movimento, professora-orientadora de processos criativos, escritora e fotógrafa. Mestre em Artes Cênicas (UNESP 2017), bacharel em Comunicação das Artes do Corpo (PUCSP 2013), licenciada em Ciências Sociais (UNICAMP 2007) e bacharel em Ciências Políticas. Desenvolve a Metodologia de Criação em Dança e Pesquisa do movimento. Apresentou mais de 20 solos em caráter de apresentação única. Fazem parte de seu repertório, dois solos, que concebeu, coreografou, dirigiu e compôs a dramaturgia cênica e parte da trilha sonora: “Poesia sobre o peso. Metáforas sobre a vida e a morte” e “Meia hora. Um rádio espetáculo pelo fim da violência contra as mulheres”. Se apresentou nas cidades de Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Bauru e Santa Bárbara D’Oeste. No mestrado lançou dois conceitos: dramaturgia cênica feminista e análise situada de espetáculos. Alguns dos profissionais, grupos e práticas que influenciaram seu trabalho: em Campinas, Adilson Nascimento e o Grupo de Estudos em Dança (GEDAN); professores do Centro de Artes Marciais Chinesas (CEAMC) com a prática das Artes Marciais Internas Tai Chi Chuan e Pa Kuá; práticas musicais, como o canto, piano, bateria e djeridoo; cursos com artistas do Lume Teatro, Confraria da Dança e Zecora Ura Theatre, este também no Rio de Janeiro; em São Paulo, professores e artistas da PUCSP, como Neide Neves, Zélia Monteiro, Toshiyuky Tanaka, Vera Sala e Jorge Vieira de Albuquerque.

Áreas e temas de atuação:

    • Aulas de pesquisa do movimento para artistas. Temas de pesquisa: respiração, peso, movimentação dos felinos, fotografia, teoria musical e a palavra escrita na relação com o movimento.
    • Aulas de pesquisa do movimento e consciência corporal para não artistas.
    • Orientação de processos artísticos.
    • Dramaturgia cênica.
    • Metodologia de treino em dança.
  • Artes cênicas e feminismo.

Fernanda Noboa

 Equatoriana residente no Brasil há 8 anos. Bacharel e licenciada em Dança pela UNICAMP,  instrutora de Pilates pela Metapilates. Possui formação em teatro e colaboração como atriz no grupo de Grupo Escuela el Teatro del Cronopio, e na escola Frente Independiente de Danza Contemporanea , em Quito Equador. Participou no Grupo de Estudo em Dança- Teatro, dirigido pela Profa Dra Veronica Fabrini. Foi bolsista do programa PIBID, e PIBIC. Integrou o Coletivo Invertido Pesquisa Cênica em espaços aéreos e verticais, dirigido por Claudia Millás. Foi professora de Teatro para crianças pelo programa Mais Educação. Na área da produção estagiou em Produção no Festival de Teatro Experimental de Quito (FITEQ), e participou como idealizadora, diretora e produtora do evento INFUSION Encuentro de Artes que contou com a participação de pelo menos 60 artistas da cidade de Quito em cada uma das três edições consecutivas 2013/ 2014/2015 (Quito-Equador). Possui uma Pós-graduação em Psicoterapia Transpessoal, pelo Clasi ( Centro Latino-americano de Saúde Integral), estuda  atualmente em  Psicoterapia Corporal Bioenergética no centro de Psicoterapia Corporal Ligare. Atualmente faz parte da equipe do Projeto Camdança, e conduz o espaço Omai Corpo e Alma, aonde da aula de pilates e de dança.  Faz parte do grupo de estudo do método Bailarino – Pesquisador – Interprete (BPI), dirigido pela Profa Dra Graziela Rodrigues, grupo no qual participou no programa de iniciação cientifica, e trabalhos de conclusão de curso no mesmo método.

 Áreas e Temas de Atuação:

    • Dança contemporânea.
    • Processos Criativos da linha do Método Bailarino Pesquisador Interprete BPI.
    • Pilates
    • Expressão corporal, aulas de jogos para crianças.
  • Aulas de Dança Transpessoal, um encontro com o corpo e uma ampliação terapêutica

Núcleo de apoio

Melina Scialom

Melina é artista-pesquisadora e professora colaboradora de dança e expressão corporal no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP. Desde 2001 atua profissionalmente desenvolvendo performances de Dança em colaboração com artistas de outras linguagens como circo, teatro, música e vídeo; dando aulas de Coreologia (método Laban) a partir de abordagens somáticas (Bartenieff Fundamentals) e Body Weather (Butoh); e investigando a dramaturgia na dança. Como dramaturga, diretora, coreógrafa e performer Melina se já se apresentou ao redor do Brasil e Europa: nos estados do sudeste, nordeste e norte do Brasil, na Grã Bretanha, Hungria, Portugal e Espanha na Europa. Melina é fundadora do núcleo de dança Maya-Lila que foi contemplado pelos prêmios Klass Vianna 2015 (para circulação da obra Gotas), Proac 2015 (criação da obra Manifesto dos Seres). Foi também contemplada pelo edital Primeiras Obras 2008 (criação da obra Corpos Urbanos), além de ter criado e produzido de forma independente inúmeras obras como: Trauma Body (2013), Labananimations (2013), Organoides (2010), (i)rrealidades (2010), Poetic Exchange (2012), Oráculo (2010), Contos de Fada (2010),  Painting Dance (2015), entre outros. Melina é autora do livro Laban Plural: Arte do Movimento, Pesquisa e Genealogia da Práxis de Rudolf Laban no Brasil (Summus, 2017).

Atividades profissionais, áreas e temas de atuação:

    • Preparação corporal para atores;
    • Direção de movimento para peças teatrais;
    • Aula de expressão corporal;
    • Workshops de dança contemporânea e coreologia (método Laban);
  • Dançarina e coreógrafa;