Data: 23/02 18h

Local: CIS Guanabara

Livreto: “Dramaturgia cênica feminista e análise situada de
espetáculos” de Daniela Alvares Beskow


e livro “Laban Plural: Arte do Movimento, Pesquisa e Genealogia da
Práxis de Rudolf Laban no Brasil” de Melina Scialom


“Dramaturgia cênica feminista e análise situada de
espetáculos” de Daniela Alvares Beskow.
O primeiro ensaio discorre sobre dois conceitos: “dramaturgia cênica feminista” e “análise situada de espetáculos”. Ambos foram elaborados pela autora em sua dissertação de mestrado “O discurso das mulheres na cena paulistana de 2015-2016: uma proposta feminista de análise de espetáculos”, concluída na UNESP em 2017, sob a orientação da Profa. Dra. Lúcia Regina Vieira Romano. Os conceitos são resultado da análise de 42 peças de teatro, dança e performance apresentadas na cidade de São Paulo nos anos de 2015 e 2016, pensados a partir de ideias e práticas feministas e de movimentos de mulheres ao longo da história. O panorama de violência contra as mulheres no Brasil também serviu de base para a estruturação de tais conceitos, que aqui se apresentam a partir da relação com quatro ideias: feminismo, violência, política e complexidade. Escrito em setembro de 2018.
O segundo texto, um ensaio curto, aborda a questão dos regimes de dominação e possíveis relações com as artes cênicas. Escrito em novembro de 2018.


Laban Plural: Arte do Movimento, Pesquisa e Genealogia da
Práxis de Rudolf Laban no Brasil” de Melina Scialom
.

Laban Plural é uma combinação de movimentos diversos – dança, pesquisa, passado e presente – que envolvem a vida e obra de Rudolf Laban (1879-1958) e da reverberação de seu pensamento artístico, filosófico e científico no Brasil. Embora seja considerado um dos grandes teóricos da dança do século XX, Laban representa uma prática: baseia-se na observação, na prática e na experiência do corpo em movimento. Neste livro, Melina Scialom traz um panorama detalhado da vida e da filosofia de Rudolf Laban e resgata a repercussão de seus ensinamentos entre bailarinos e educadores brasileiros, criando uma espécie de genealogia que explica os caminhos percorridos por diversos profissionais da arte do movimento. Além disso o livro também trata de metodologias de pesquisa em Artes Cênicas, em especial a pesquisa em história e a prática como pesquisa. Assim, Laban Plural é um livro para qualquer pessoa interessada da vida e obra do mestre do movimento e em metodologias de pesquisa em Artes Cênicas.

Daniela Alvares Beskow. Fotografia: Tumulto Produções Artísticas

Melina Scialom. Fotografia: Felipe Marques