Coreologia e Dramaturgia do performer

23/02 09h-13h. Local: CIS Guanabara. Armazén.

Dramaturgia do performer faz parte da pesquisa que venho desenvolvendo
recentemente para buscar, através do treino ou da prática de princípios do
movimento traçados pela Coreologia de Rudolf Laban, a autonomia criativa do
performer (dançarino/ator). Esta prática apesar de ser baseada em princípios de
movimento e treinamento que nasceram na primeira metade do século XX, tenho
revisto este material para uma prática artística contemporânea do artista-criador do
século XXI.
Para este edital de compartilhamento de prática do CAMDANÇA, proponho trazer
para o coletivo minha proposta de treino e criação. Esta proposta envolve uma
primeira parte onde primeiramente trabalhamos com exercícios de conscientização
do corpo através dos Fundamentos Bartenieff e seguimos para trabalhar o corpo no
espaço, através de exercícios de escalas de movimento (que Laban chamou de
Harmonia Espacial) e também da improvisação sobre os elementos qualitativos do
movimento (que Laban chamou de Esforço. Nesta primeira parte ativamos o
conhecimento e domínio do corpo, do corpo no espaço e do corpo expressivo.
A segunda parte elabora um espaço de criação onde os participantes acessam seus
conhecimentos encarnados para atuar em sessões de criação e improvisação cênica.

Conceitos Chave:

Coreologia de Rudolf Laban e Estudos Coreológicos de Valerie Preston-Dunlop
Referências: Livros – O domínio do movimento de Rudolf Laban; Choreutics, de
Rudolf Laban; e Dance and the Performative de Valerie Preston-Dunlop.
Estas metodologias e conceitos são oriundos de 13 anos de pesquisa sobre a praxis
de Rudolf Laban que nasceu durante minha graduação em Dança na UNICAMP e
continuou em meu mestrado e doutorado.
A práxis de Rudolf Laban nasceu na década de 1910 e vem sendo desenvolvida desde
então, atravessando a modernidade a pós-modernidade na dança. Ela foi criada por
Rudolf Laban e seus colaboradores para lançar uma proposta de dança expressiva no
século XX. A partir dos princípios lançados por Laban, muitas técnicas foram
desenvolvidas que associam a pratica do movimento que ele propõe com diferentes
áreas do conhecimento como a psicologia, a educação física, a matemática, a
geometria, a sociologia, a antropologia, entre outras (ver Laban Plural de Melina
Scialom. Editora Summus, 2017).

Improvisação em dança A improvisação conduzida neste momento é baseada em técnicas de improvisação
de dança que venho trabalhando desde 2001 em meus processos criativos,
primeiramente com o grupo Micrantos (2001-2005 e depois como núcleo Maya-Lila
2005-2018). Estas práticas misturam muitas referências tanto de práticas de dança
quanto teatrais. Como são muitos anos de trabalho, não é possível delinear uma
única ténica ou referência para esta prática.

Criação em dança Processos de criação em dança a partir da corporalidade de cada bailarino e sua relação com os outros participantes do workshop.

Histórico da artista

Melina é artista-pesquisadora e professora colaboradora de dança e expressão
corporal no Departamento de Artes Cênicas da UNICAMP, com especialização em
Estudos Coreológicos pelo Trinity Laban (Londres, Reino Unido, 2014); Doutora em
Dança pela University of Roehampton (Londres, Reino Unido, 2015); Mestre em
Artes Cênicas pela UFBA (2009); Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP
(2004/2006), atualmente é pesquisadora de pós-doutorado e professora
colaboradora do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena, UNICAMP.
Melina desenvolveu sua pesquisa em torno da práxis de Rudolf Laban e vem
explorando o universo labaniano desde 2002, sendo autora do livro Laban Plural:
Arte do Movimento, Pesquisa e Genealogia da Práxis de Rudolf Laban no Brasil
(Summus, 2017). Com intensa atividade de pesquisa, já publicou capítulos de livros e
artigos em periódicos nacionais e internacionais. Como artista é co-fundadora do
núcleo de dança Maya-Lila onde dirige e atua em performances de dança em
colaboração com artistas da dança, circo, teatro, música e vídeo, tendo sua atividade
artística espalhada por diferentes cidades, estados e países. Para mais informações
visite o site da artista www.poeticmotions.com

O que será realizado:

Exercícios com os princípios de Bartenieff
Exercícios sobre escalas de movimento de Rudolf Laban
Exercícios sobre os esforços de Rudolf Laban
Exercícios de improvisação em grupo
Exercício de criação em grupo

INSCRIÇÕES ATÉ 22/02: projetocamdanca@gmail.com